MARLUS MURIEL MUSICO INSTRUMENTISTA E ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FISICA

SEJA BEM VINDO MEU BLOG, OBRIGADO POR ESTAR AQUI CONHECER MINHA LINDA CIDADE, MEUS PROJETOS, MINHAS IDEALIZAÇÕES E ASSIM CONHECER MINHA PAIXÃO A CIDADE DE MIGUEL CALMON INTERIOR DA BAHIA.

AUTOR

AUTOR

sábado, 24 de julho de 2010

O professor de Educação Física envolvido na Saúde do Músico Instrumentista

A música é uma belissima arte, onde a pessoa pode expressar seus sentimentos mais profundos, tais como: a tristeza, o amor, a alegria, entre outras. Assim é muito difícil lembrar-se de doenças, dores, lesões e fatores de risco a saúde relacionada por essa arte, uma atividade profissional vista pela grande maioria da sociedade como uma profissão “leve”, que não exige muita da pessoa.

Segundo Costa, Abrahão, Petrus e Teixeira et. al (2009), a prática profissional dos músicos é permeada por (...) altas exigências de produtividade e de cognição (disciplina, memorização, concentração, raciocínio, percepção, criatividade, rápidas tomadas de decisões, musicalidade, além da expressão corporal), aos trabalhos psicomotores complexos, à discriminação auditiva apurada, a força e postura corporal e aos movimentos repetitivos se constitui em fatores de risco para o adoecimento.

Durante o contato com determinada obra musical há sempre uma grande repetição de movimentos para execução perfeita da obra, além da má postura, instrumentos inadequados e muita reclamação de dor. Assim muitas vezes, o resultado da soma entre uma rotina intensa de estudo e trabalho envolvendo o tocar, a falta de preparo físico, sem intervalo para o descanso entre os períodos de atividade causam lesões ao corpo do musico


Assim há uma grande necessidade desse profissional (professor de Ed. Física) no cotidiano do musico, o professor de educação física é um especialista em atividades físicas tais como: exercícios físicos, desportos, atividades rítmicas, musculação, reabilitação, ergonomia, exercícios compensatórios entre outros que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde. (Fonte: Intervenção do Profissional) de educação Física, Confef). um especialista que possa prescrever exercícios físicos para estes trabalhadores, que necessitam dessa informação especializada durante sua atividade, visto que os professores de música não tem esse conhecimento, sobre como um determinado músculo pode agir durante um movimento do tocar, como pode se lesionar durante um exercício mal feito realizado.


A idéia propagada pelos músicos é a que a eficiência na musica instrumental é conseguida através de muita dedicação, onde a dor, o sofrimento faz parte dessa atividade, ultrapassando assim seus limites fisiológicos para se chegar a uma boa performance. Esquecendo-se assim da boa postura, dos alongamentos antes, no meio e no fim do estudo com intervalos para o descanso, um bom preparo físico, afinal de conta, tendo seus músculos bem preparados e uma postura correta terão mais resistência para o tocar por mais tempo e qualidade.


O maior problema do músico se comparando com o atleta é que ele não tem uma consciência corporal, não tem nenhuma informação sobre seu corpo, como ele funciona, como deve agir, qual a postura correta, para se tocar e assim ter uma melhora na sua técnica musical além de não possui nenhuma orientação profissional especializada que possa prescrever exercícios físicos, ou observá-lo para ajudar na sua carreira, fazendo correções, objetivando reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiocorporal e assim chegar ao seu objetivo, a excelência na performance musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção e lembre atividade física é SAÚDE.